Como comunicar um cuidado ativo? Esse parece ser um tema essencial na comunicação médico-paciente
Nas reflexões anteriores sobre um relacionamento curativo, discutimos a confiança na competência técnica, habilidades e conhecimento do clínico e na publicação de hoje trataremos do quinto domínio, a respeito das manifestações de cuidado (zelo, acolhimento, atenção) e compromisso.
As manifestações de cuidado também nutrem o relacionamento curativo. Elas são expressas tanto no encontro de uma consulta quanto na linha do tempo. A atitude física, o olhar, a verdadeira escuta atenta que equilibra a objetividade, muitas vezes necessária para o bom encaminhamento do encontro. A curiosa atenção pela pessoa e não apenas o diagnóstico é elemento importantes desse encontro.
A maneira de informar a programação terapêutica e diagnóstica, o suporte à necessárias referências para pareceres de outras especialidades, são exemplos de manifestações de cuidado que tem efeito positivo na construção do relacionamento curativo. A presença nos momentos de crise ao longo do tempo, também ajudam a solidificar a relação.